St. Patrick’s Day (ou Dia de São Patrício)

O St. Patrick’s Day (ou Dia de São Patrício) para algumas pessoas é uma grande novidade aqui no Brasil, porem uma tradição antiga na Irlanda e também em países com uma grande população de origem Irlandesa, este é um dos feriados mais esperado por lá, trazendo consigo muitas comemorações e um dia em que se é permitido consumir bebidas alcoólicas ao ar livre (sim, na Irlanda para quem não sabe é considerado um crime beber nas ruas). Separamos 7 curiosidades sobre a história e tradições  desta data tão importante para os Irlandeses e também algumas de nossas experiências ao aproveitar o 1° Sant. Patrick’s Day no Parque das Nações Cincinato Naspolini.

 Curiosidade St. Patrick’s Day n°1:

São Patrício azulAs comemorações a St. Parick’s teve inicio com festas religiosas simples, pois São Patrício era de uma origem pobre britânica, onde foi sequestrado por piratas Irlandeses e levado a trabalhar  como escravo durante anos. Conta a história que com o passar do tempo, e por ser muito solitário se tornou um devoto cristão, passaram-se aproximadamente 6 anos como refém para conseguir então fugir, voltando para sua terra natal.

Porem ao ouvir um “chamado que foi creditado a Deus” ele retornou as terras Irlandesas, onde deu início ao seu trabalho religioso, introduzindo o cristianismo na Irlanda.

Curiosidade St. Patrick’s Day n°2:

No dia 17 de março que tudo acontece pois acredita-se que São Patrício (o padroeiro da Irlanda) tenha morrido nesta data. Porem com o passar dos anos e com o aumento considerável da comoção de todos os países que falam a linguá Inglesa, as comemorações tem em media aproximadamente de 3 a 5 dias, tendo como foco principal o dia 17 que é considerado um feriado na Irlanda.

Neste dia acontecem longos desfiles nas principais cidades, com muita musica tipica Irlandesa, todos as pessoas param para comemorar, apreciar os desfiles e aproveitam tudo isso regados a muito Chopp.

Curiosidade St. Patrick’s Day n°3:

Pasmem, inicialmente a cor utilizada por São Patrício era azul e não verde… A partir de 1798 a cor se tornou verde por causa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), onde a representação era feita pelo Trevo de 3 folhas, que traz consigo a cor verde.

As pessoas nesta época começaram a se vestir de verde a colocar um trevo preso a lapela para justamente fazer referencia a Santíssima Trindade.

Curiosidade St. Patrick’s Day n°4:

Ao contrario do que muitas pessoas acreditam, o trevo tem sim que ser o de 3 folhas e não o de 4 folhas, pois como falamos antes ele tem um proposito (curiosidade n°3) e também a cultura de trazer sorte as pessoas que as utilizarem como um adereço no dia das comemorações.

Tem pessoas que as pintam no rosto, utilizam roupas com estampas de trevos… Nesta comemoração vale de tudo para participar do “carnaval Irlandês” como é conhecido pelos brasileiros que moram na Irlanda.

Curiosidade St. Patrick’s Day n°5:

Uma bebida muito comum é o Chopp, tem para todos os gostos, Pilsen, Ipa, Bock e assim por diante. Porem um dos grandes destaques da festa é o Chopp verde.

Os fabricantes geralmente o fazem de duas formas uma colorindo artificialmente e permanecendo o sabor tradicional e a outra forma é adicionando menta ao processo trazendo o verde para a coloração o sabor para quem aprecia algo diferente. Tornar o Chopp verde já se tornou uma tradição e a diversão de todos que participam das festividades de St. Patrick’s Day.

Festa St Patrick's Day       Chopeira

Curiosidade St. Patrick’s Day n°6:

A cada ano que passa esta festividade esta ganhando mais e mais visibilidade no mundo inteiro. Vários países vem ano após ano colorindo cada vez mais seus pontos turísticos, com a cor verde em homenagem ao dia de São Patrício.

Homenagens a St. Patrick's Day

Curiosidade St. Patrick’s Day n°7:

Um dos símbolos muito conhecido é o Leprechauns ou “Lobaircin” (nome original que significa “camarada de corpo pequeno”). Os Leprechauns vieram do folclore celta, conhecidos por consertarem os sapatos de fadas, podendo usar seus poderes mágicos para servir a Deus ou ao Diabo.

Hoje em dia, eles são conhecidos como homens bem pequenos, que usam paletós e cartolas verdes e também por cultivarem longas barbas ruivas. Sempre muito traiçoeiros e protetores de um pote de tesouro, que por sua vez escondem no fim do arco-íris.

Porem oque poucos sabem é que o duende nada tinha a ver com o dia religioso de Saint. Patrick. O que o trouxe para as comemorações foi um filme produzido em 1959, pela Walt Disney Pictures, chamado em inglês Darby O’Gill & the Little People, que mostrava um duende simpático e alegre, bem diferente do homenzinho irritadiço do folclore irlandês, que foi logo assimilado à Irlanda em geral e ao dia de St. Patrick’s.

St Patrick's Day em Criciúma

1 opinião sobre “St. Patrick’s Day (ou Dia de São Patrício)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *