Pelagem canina e seus cuidados. “Pelo longo ou pelo curto?”

A pelagem canina exige bastante cuidado sendo curto ou longo, por isso sempre é bom investigar todos os pontos antes de dar o primeiro passo para a adoção de seu pet.

Muitas pessoas antes de adotar um pet se preocupam com vários fatores e as vezes acabam esquecendo que cada pelagem exige um cuidado especifico. Tanto com a “manutenção da pelagem”, quanto com aquela famosa “queda de pelo” que enche a casa de pelos… Aqui vamos abordar este assunto tão polêmico e falar um pouco das vantagens e desvantagens do pelo longo e pelo curto.

Um ponto muito importante é que ambos terão que ter cuidados frequentes, caso você queira realmente uma pelagem saudável e bonita, então ambos darão trabalho.

Pelagem longa:

cachorro pelagem longaA pelagem longa tem uma manutenção semanal e para melhores resultados, uma manutenção diária.

Este tipo de pelagem exige uma escovação semanal quando o seu cão é mais tranquilo, vive mais dentro de casa e não é tão “sapeca”. Assim grande maioria das vezes um banho semanal seguido de uma escovação bem dedicada já traz um resultado bem satisfatório.

Porem se ele for mais agitado, brincalhão e ou arteiro; a escovação terá que ser mais frequente conforme o pelo apresentar nós. Outra dica é manter o pelo tosado um pouco mais curto, pois com um comprimento em torno de dois dedos ele não irá dar tanto trabalho em relação aos nós. Mas a escovação ainda será importante pelo menos uma vez por semana junto com o banho.

Uma coisa que grande maioria das pessoas não sabe é que o dog de pelagem longa deixa menos pelos soltos pela casa. Podemos dizer de uma forma mais popular, que o pelo longo tem uma “vida útil” maior, sendo assim cai menos que a pelagem curta, outro ponto é que escovando semanalmente você auxilia na retirada dos pelos mortos na escova em vez de se espalharem pela casa. Lembrando que esse é nosso ponto de vista uma vez que temos dois cachorros, um com pelagem longa e outro com pelagem curta e que também trabalhamos diretamente com dogs, pois possuímos uma Pet Shop.

Pelagem Curta: 

cachorro pelo curtoA pelagem curta tem uma manutenção semanal para banho e escovação (sim escovação gente) principalmente quando o pet vive dentro de casa.

Esta pelagem apresenta uma queda bem maior que a pelagem longa, deixando pelos por onde o animal passa. Você não terá tanto trabalho com a escovação diária quanto terá com a manutenção da casa. Pois o seu pet irá deixar pelos em tudo, nas estantes, no sofá, nas suas roupas e etc.

Neste caso a melhor coisa a se fazer é tentar manter uma dieta saudável, dando para ele somente alimentos destinados para cachorros e no máximo frutas e verduras em especifico, pois existem algumas que não são indicadas dar por apresentar muita acides e serem consideradas tóxicas para os cachorros.

Fazer hidratações conforme sentir necessário analisando a estética do pelo ajuda e muito, tanto na pelagem quanto na pele do seu pet. Uma coisa que muitas pessoas também não fazem em cachorros de pelagem curta é a tosa, em alguns casos isso ajuda bastante com o calor e queda, pois muitas vezes concluímos que pelo curto não se tosa.

Por fim a conclusão é que ambos darão manutenção, cada um em um ponto diferente, mas qualquer um com certeza vai lhe trazer muito amor e preencher um lugar especial no seu coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *